A Faculdade de Teologia FAIFA realizou, do dia 23 à 28 de abril de 2012, sua II Semana de Leitura definindo seu engajamento na causa do livro e da leitura; o evento foi criado, na Instituição, em 2011 em comemoração ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23 de abril) conforme instituído pela Unesco (1995) e como parte do calendário mundial de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores, escolas em todos os níveis. A FAIFA entende, nas palavras da Unesco, que “o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento; [é também] janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço." (ONU/UNESCO, 2005).

Foi nessa direção que falou o prof. Msndo. Reginaldo Cruz Ferreira, da cadeira de Teologia Sistemática da Instituição que, com a palestra Livro: fonte de saber, suplementou a II Semana de Leitura que já ocorria com muitas atividades nas várias áreas do conhecimento teológico. A palestra em questão foi proferida a partir de um levantamento da presença do livro na cristandade desde Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), passando por Tertuliano (160-220 d. C.), Lutero (1483-1546), Calvino (1509-1564) etc. até a cristandade contemporânea; em seguida, foi feita uma preleção em torno do hábito da leitura, desde textos bíblicos com ordens do tipo “Persiste em ler” ouvida por homens dos tempos bíblicos como Timóteo (1 Tm 4.13) e dos séculos seguintes, como Agostinho de Hipona (“Tolle, lege”), até percepções de um leitor que indicam os benefícios da leitura ao ser humano como o refletir, o socializar o conhecimento com vistas à construção de novos conhecimentos. Uma das afirmações do preletor é que, “Na leitura está implícito o sujeito que escreve, que deixa suas marcas, e os sujeitos que lêem, e que, ao lerem, atualizam, dão vida ao que foi escrito.”

Logo após a palestra, Livro: a fonte de saber, a II Semana de Leitura foi encerrada pela Coordenadora do Curso de Teologia, profa. msnda. Lázara Divina Coelho, que enfatizou sua importância e a preeminência do livro e do conhecimento socializado por grandes vultos de todos os tempos com os alunos da Faculdade FAIFA através de sua leitura.

A maioria dos professores e alunos da Instituição esteve envolvida no desenvolvimento dessa II Semana de Leitura através de atividades cujo objetivo foi a busca da socialização do conhecimento conseguida por meio da leitura desenvolvida.