Inicial seta Convalidação seta Teologia - Bacharelado

Multimidia

Fotos
Áudios
Vídeos

Docente Faifa

Artigos
Estudos
Informativos
Teologia - Bacharelado

Bacharel em Teologia - Superior "Reconhecido pelo MEC"

O Teólogo


    É o profissional preparado para discutir, intervir e refletir projetos e habilidades de vida e sociedade; aprofundar nos conhecimentos teológicos; promover a formação da consciência de cidadania sendo agentes de transformação através do testemunho e da prática cristã; É o profissional qualificado para atuar nas diversas realidades educacionais e sociais; promover intercâmbio e diálogos com as demais áreas do conhecimento, visando a uma edificação educacional recíproca e o bem estar da comunidade onde está inserido.

Profissão:

TEÓLOGO (Bacharel em Teologia, Pesquisador).


Onde é Oferecido

Local
Turno
Habilitação
Duração
Carga Horária
Goiânia
Noturno
Bacharelado
7 semestres
2.876 h/a

 

Diferencial

    A Política Institucional implantada pela Faculdade Faifa firma sua missão, objetivos e valores éticos no respeito à diversidade de pensamentos. O Projeto Político Pedagógico do Curso que embora comprometido com a formação acadêmica do Teólogo, privilegia a formação vivencial do mesmo, que se dá de forma articulada com a experiência adquirida no convívio também eclesiástico. O corpo docente é qualificado, atendendo as exigências da legislação brasileira e as novas tendências educacionais. O Laboratório de Teologia está em fase de elaboração de um Banco de Dados sobre as Religiões Universais e vários outros temas relevantes.

   

    A Biblioteca mantém – se atualizada e desenvolve programa de atendimento a alunos e a comunidade. Há seriedade, compromisso, assumência docente e discente, reverência e exultação na maneira de fazer-se Teologia para garantir que nosso egresso faça a diferença buscando sempre a qualidade e a eficiência sem jamais perder de vista os princípios éticos e cristãos e seja capaz de participar efetivamente do avanço da sociedade de forma justa e solidária.

 

Perfil Profissional

    Teologia defende o estudo sistemático das questões divinas, o relacionamento do ser humano e as questões transcendentais e é a Ciência que desafia a inteligência, que mexe com a emoção e a razão, estimula o pensar crítico gerando riqueza espiritual para causar satisfação pessoal.


    Ao Bacharel em Teologia abrem-se muitos e novos caminhos e oportunidades para exercer sua atividade profissional: Como pesquisador, pode dedicar-se à investigação de temas teológicos e de sociedade; como educador, pode investir seus conhecimentos no ensino de nível médio, fundamental e superior; como capelão, pode atuar como conselheiro orientador e assistente religioso; como assessor, pode atuar na elaboração e implantação de projetos; como graduado em Teologia, pode ser candidato natural ao exercício do ministério pastoral, a critério de sua igreja. O teólogo fará cursos complementares, de aprimoramento e profissionalizantes nas áreas de sua preferência e vocação, conforme recomendações do MEC em níveis de especialização, mestrado e doutorado.


    O Bacharel em Teologia deve conhecer e compreender, analisar e interpretar: a Revelação de Deus com o ser humano e vice-versa; a importância da educação cristã para o indivíduo e a sociedade; a doutrina cristã ensinada e confessada pela igreja com base na Sagrada Escritura. A formação do profissional em Teologia está baseada num currículo acadêmico rico e contextual capaz de formar e informar respeitando a diversidade a partir de uma matriz curricular inteligente, interativa e criativa para formar “pensador” atual e pronto a contribuir com a sociedade de forma ética e respeitosa.

 



Mercado de Trabalho


    Após muitos estudos e embates somente em março de 1.999, o Ministério da Educação - MEC reconheceu a Teologia como Curso Superior, igualando – o aos demais cursos universitários. Nasceram, assim, realidades e oportunidades novas para os teólogos. A Teologia conquistou sua cidadania acadêmica (Leopoldo).
   
    Em novembro de 2002 a Faculdade Faifa recebeu a través das Portarias SESu/MEC: 3249/02 e 3248/02 a autorização para oferecer o curso de Teologia em nível de graduação na modalidade bacharelado. É o 1º Curso de Teologia, em nível de graduação, autorizado no Centro Oeste brasileiro tendo como entidade instituidora a Igreja Assembléia de Deus Ministério Fama que é uma Instituição Confessional do movimento Pentecostal.
   
    A disciplina de Ensino Religioso e de Educação Cristã, antes tolerada, agora é recomendada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e garantida nos Planos Curriculares Nacionais – PCNs. Abrem-se, pois, novas oportunidades dentro do mercado de trabalho docente em Escolas Públicas e Privadas, bem como em espaços eclesiásticos e não eclesiásticos, tais como: organizações governamentais e não governamentais, ONGs, órgãos públicos e privados.

    Os Bacharéis em Teologia, diante da nova profissão, precisam ser criativos para descobrir novos campos e áreas de atuação teológica na sociedade, pois a religiosidade é própria da natureza humana e no terceiro milênio, a espiritualidade humana tem sido pauta de grandes debates visto que há comprovações até cientificas que o mundo espiritual existe e interfere no mundo material. Por isso, falar, pesquisar, escrever, interferir nos problemas sociais na busca constantes por melhores condições de vida e as inquietações religiosas deixa de ser simples opção para ser necessidade vivenciada pelos Teólogos que estão devidamente habilitados para entender e dialogar os grandes temas e conflitos da atualidade.

Linhas de Pesquisa 2011/2

  LINHAS DE PESQUISA/PROFESSORES-ORIENTADORES
GRADUAÇÃO E PROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

1.TEOLOGIA
1.Bíblica:
Eurípedes Pereira de Brito, Lázara Divina Coelho e Marcos Campos Botelho

2.Eclesiologia:
Gilmar Alonso Valério, Israel Serique dos Santos e Reginaldo Cruz Ferreira
        
3.Missiológica:
Eurípedes Pereira de Brito e Lázara Divina Coelho

4.Pastoral:
Eurípedes Pereira de Brito e Natanael Ribeiro Sousa

5.Sistemática:
Israel Serique dos Santos, Marcos Campos Botelho e Reginaldo Cruz Ferreira

2.LINGÜÍSTICA
1.Hermenêutica:
Marcos Campos Botelho

2.Exegese do Antigo Testamento:
Gilmar Alonso Valério

3.Exegese do Novo Testamento:
Israel Serique dos Santos e Marcos Campos Botelho

3.CULTURA GERAL
1.Antropologia:
Wellington Cardoso de Oliveira e Reginaldo Cruz Ferreira

2.Educação:
Denise Cristina de Oliveira, Vívian Bueno Tomazetti e Wellington Cardoso de Oliveira

3.Psicologia:
Eurípedes Pereira de Brito e Natanael Ribeiro Sousa

4.Sociologia:
Wellington Cardoso de Oliveira

5.Filosofia:
Marcos Campos Botelho.  

 


/slide